Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)
A Romaria Estadual da Medianeira terá novidade na edição deste ano. Ao completar suas 80 edições, a procissão, que homenageia a padroeira do Rio Grande do Sul, terá três dias dedicados à programação que reúne devotos e fiéis no coração do Estado.
A informação foi confirmada com exclusividade por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano de Santa Maria, ao programa “Bom Dia, Cidade!”, da Rádio CDN FM 93,5, na manhã de terça-feira (18).
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Em 2022, a Romaria já havia apresentado um novo formato ao, pela primeira vez, ter dois dias dedicados ao evento, e não somente o domingo. As novidades, como as atividades noturnas, com concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e procissão luminosa, agradaram ao público fiel e superaram as expectativas da Arquidiocese de Santa Maria.
— Quanto à programação para Romaria de 2023, nos baseamos, especialmente, numa pesquisa que a Universidade Federal de Santa Maria realizou, através do curso de Turismo, ano passado, e que nos deu resultados muito importantes para aprimorar a iniciativa e o evento. Para este ano, nós continuamos com a ideia de alargar e expandir a festa — revela Dom Leomar.
Conforme o arcebispo, em agosto as demais novidades da Romaria serão anunciadas para a imprensa. Porém, ao programa da CDN, ele revelou que a principal será os três dias dedicados à Romaria, que começará na noite da sexta-feira e encerrar no domingo, com a tradicional procissão.
— Por isso, nós queremos atraí-los (os fiéis) para que vivam a fé conosco, para que a região possa se mostrar cada vez mais acolhedora e espiritualizada e, também, com serviços que possam ajudar essas pessoas a voltarem à Santa Maria ao longo do ano. seja para conhecer a Basílica, que é muito importante visitar, não só em novembro, seja também para conhecer mais a cidade. Eu tenho trabalhado muito desde que cheguei, e acredito muito nisso para o desenvolvimento da região, no turismo religioso — destaca o arcebispo.
Parceria entre Arquidiocese, prefeitura e UFSM
Na última edição da Romaria, uma pesquisa foi realizada pelo curso de Gestão de Turismo da UFSM com o objetivo de verificar a opinião dos romeiros em relação aos principais aspectos do evento. A parceria foi firmada entre o Departamento de Turismo da universidade, a Arquidiocese de Santa Maria e a prefeitura, e foi fundamental para a decisão que amplia a celebração para três dias.
Segundo a professora Mônica Pons, nos dois dias que circularam pelas atividades, os cerca de 20 alunos do curso de Gestão de Turismo aplicaram em torno de 539 questionários. Entre as 17 perguntas, esteve a motivação dos romeiros no evento, suas cidades de procedência, quanto tempo permaneceram na cidade e como avaliavam os dois dias de celebração.
— A gente percebeu uma receptividade muito grande das pessoas em relação ao evento, em relação à infraestrutura e à própria dinâmica de como ele funciona. Há um bom tempo que nós queríamos realizar uma pesquisa em relação a Romaria, que é uma das principais no estado quando falamos de turismo religioso — explica Mônica.
A professora destaca a importância dos dados para a cidade, por trazerem elementos que são importantes e que, em algum momento, podem ser definidores das políticas de atuação.
— É um tipo de pesquisa que ajuda não só questão da própria concepção do evento, da equipe gestora do evento, mas, principalmente, para outros setores na cidade, quando a gente pensa no desenvolvimento do turismo, da rede hoteleira, enfim a gente vê uma série de outras possibilidades de atrativos turísticos também — acrescenta.
Recepção
A ampliação da Romaria para três dias foi recebida com entusiasmo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria que vê a novidade como uma oportunidade de estimular o turismo religioso de Santa Maria e região.
Para a secretária, Ticiana Fontana, a iniciativa estimula o potencial turístico da cidade, promove a fé e acrescenta uma série de possibilidades para a economia e diversos setores vinculados ao turismo religioso.
— A gente observa essa iniciativa de turismo religioso com muita expectativa, com muita alegria e esperamos que esse evento se consolide mais ainda do que já é a Romaria. É um evento que a cidade tem que continuar se apropriando, continuar colhendo e que os diversos segmentos econômicos, vinculados a essa área, nosso setor hoteleiro e de gastronomia, se sinta convidado a aderir a essa novidade, e a lançar promoções e pacotes, como fez o ano passado — destaca Ticiana.
No ano passado, em relação à economia, as vendas foram fomentadas, especialmente, na rede hoteleira e nos restaurantes. Conforme a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria e Região (Aahturr), os hotéis centrais da cidade e aqueles que ofereceram descontos chegaram a 100% da ocupação no final de semana. A edição contou com cerca de 300 mil devotos que circularam no sábado e no domingo no Santuário-Basílica e no Parque da Medianeira.